terça-feira, 24 de novembro de 2015

SUSPICION - Elvis Presley-Suspicion



Esta era a canção que eu gostava de ouvir, quando estava estudando no Seminário N. S. Aparecida de Leopoldina-MG. Foi justamente, Suspicion, com Elvis Presley, que me levou a compor e a cantar.

anibal werneck de freitas.

domingo, 15 de novembro de 2015

PELES VERMELHAS X CARAS PÁLIDAS


Os filmes que assisti, quando criança, envolvendo peles vermelhas versus caras pálidas, os primeiros eram retratados como bandidos e os segundos, como mocinhos. 
Pois bem, ainda menino, não percebia a terrível injustiça dos cineastas estadunidenses em relação aos verdadeiros donos da terra. Acontece que mesmo assim, eu sentia uma grande atração pelos selvagens, nome injusto dado a eles pelo homem branco. Algo me dizia que a verdadeira História não estava sendo contada.
Não deu outra. Na minha adolescência, embora poucas, começaram a surgir películas mostrando que o índio era realmente a grande vítima. Depois, a famosa carta do chefe Sioux ao presidente dos Estados Unidos, levou-me a admirar mais ainda este povo, que foi massacrado covardemente pela cavalaria americana.
Agora, lembrando-me das tabuletas que anunciavam os filmes no cinema da minha terra [Recreio-MG], nos anos 50, entendo porque os índios pareciam ser mais agressivos que os brancos descendentes dos europeus.
Não querendo ser radical, se não existisse a Europa, o mundo seria bem melhor. Digo isso com um certo embasamento, porque sou formado em História. 
Concluindo, esta barbárie ocorrida recentemente na França, jamais teria acontecido.

anibal werneck de freitas. 
  

sábado, 14 de novembro de 2015

AFINAL, QUEM É O PADROEIRO OU A PADROEIRA DE RECREIO(MG)?



Em 1997, eu recebi pelo correio a letra, Acalanto A Jesus Menino-Deus, elaborada pelo ex-padre Mauro de Queiroz, que me pediu para musicá-la. A composição seria executada no dia em que a paróquia faria os seus 100 anos de existência. Pois bem, musiquei a letra, mas a obra não foi aceita, uma pena, porque, modéstia à parte, o nosso trabalho tinha ficado bonito, mas deixa isso pra lá.
A bem da verdade, o que me levou a postar este tema foi mais a questão: Afinal, qual é o padroeiro ou a padroeira de Recreio(MG)?, é o Menino-Deus ou a Nossa Senhora Aparecida?.
Até à volta do padre Higino como pároco da cidade era Menino-Deus, depois passou a ser Nossa Senhora Aparecida. 
Sendo assim, esta situação sempre me incomodou. Gostaria muito de uma resposta taxativa, ficaria muito grato.

anibal werneck de freitas. 

terça-feira, 10 de novembro de 2015

A VIDA PODERIA SER MELHOR

Numa entrevista, o médico Drauzio Varella ficou indignado com a reação da pessoa que lhe perguntou se ele era ateu. A impressão do doutor foi a de que ele, de repente, virou um bandido, quando sua resposta foi, sim. Não sei porque o cristão é tão intolerante num momento em que ele poderia agir como manda o Evangelho, ou seja, aceitando a adversidade do outro. 
Cristo, também, nos mostra a sua preocupação para com o preconceito do religioso, onde, na parábola do Bom Samaritano, um irreligioso socorre uma vítima assaltada por ladrões, ignorada anteriormente por dois tementes à Deus.
Pascal, um grande filósofo da Igreja Católica, dizia que a única diferença que existe entre o cristão e o ateu é, que um, crê e o outro, não. Ambos são seres humanos com defeitos e virtudes.
Eu, particularmente, tenho inveja de quem acredita. Chego até a admirar as pessoas que continuam dando graças à Deus, após sofrerem danos irreparáveis.
Pois bem, desta feita, sou obrigado a dizer que, aqui no Face, eu sinto a indiferença, quando escrevo sobre a minha maneira de pensar. Parece que estou fazendo algo terrível. É realmente
lastimável. Não deveria ser assim. As pessoas poderiam me questionar, mostrando-se mais flexíveis. Afinal, não estou ofendendo ninguém. 
Por outro lado, quero deixar bem claro que não pretendo agradar ninguém dizendo coisas que eu não acredito. A falsidade é a pior coisa que existe. 
Sofrivelmente, o preconceito contra o ateu, segundo pesquisas, está acima dos demais, no mundo todo. Olha, eu esperava mais deste século XXI. Pior, acho que estamos regredindo nesta questão.

anibal werneck de freitas.

segunda-feira, 9 de novembro de 2015

HERR, UNSER HERRSCHER (part 1)

HERR, UNSER HERRSCHER (part 1)



Uma coisa devo confessar. Quando ouço o canto barroco, ele toca o meu ego. Não sei explicar muito bem. Talvez a humildade do homem perante algo mais elevado [Deus] assimilada na música. O próprio som barroco, neste vídeo, de Johann Sebastian Bach, tem qualquer coisa que podemos chamar de divino. Por outro lado, como professor de História, sempre tive uma predileção muito grande pelo século XVIII em se tratando da música sacra casada com a arquitetura das igrejas. Recentemente, estive em Ouro Preto, e fiquei frustrado pelo fato das igrejas estarem fechadas por motivos justos. Situação esta que vem impedindo apresentações dos músicos que cultivam o barroco. Aqui em Juiz de Fora também ocorreu este ano a triste notícia de que não teríamos em julho o costumeiro e famoso Festival de Música Barroca. Deste modo,
espero que 2016 seja melhor nesta parte.

anibal werneck de freitas.

CANTO BARROCO

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

IMPERFEIÇÃO, NOSSA COMPANHEIRA DE SEMPRE


Viemos da imperfeição. Não conseguimos ser totalmente perfeitos em nada que elaboramos, mesmo que seja com muito carinho. E, como já sabemos, nossa final, após a decrepitude [imperfeição física], acabaremos numa cova apodrecendo até virar pó.
Observe o Universo, tudo o que existe de quase perfeito nele originou-se da imperfeição, melhor dizendo, do caos.
A verdade é que não existe nada terminado. Hoje você vê um prédio bonito e funcional. Num piscar de olhos, ele se torna uma construção ultrapassada. Resultado, acaba sendo demolido. Não existe nada acabado, tudo está por fazer.
Sabemos que tudo caminha para a "perfeição", todavia, nunca chegaremos a ela no sentido exato da palavra.
Veja, por exemplo, a nossa dentição. Por que ela não procede como a nossa unha que quando cai, é sempre substituída por outra?.
Outro exemplo. Ao depararmos com a obra de um grande artista ficamos deslumbrados à primeira vista. Mas se começarmos a observar meticulosamente cada detalhe, começaremos a ver defeitos ali e acolá.
Portanto, meu caro ou minha cara, a imperfeição está sempre presente no antes, no agora e no depois.

anibal werneck de freitas.

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

BESLAN -- A ROTA TERMINAL




BESLAN -- A ROTA TERMINAL
(Anibal Werneck de Freitas)

CRIANÇAS DESENCARNADAS NO SANGUE DO FOGO CRUZADO
PAIRADAS NO GINÁSIO DE BESLAN ME DEIXAM BESTIFICADO.
MAIS AINDA AO VER NOS OLHOS DOS REFÉNS ENLOUQUECIDOS
QUE O IMPOSSÍVEL VIROU POSSÍVEL NA ALMA DOS EXCLUÍDOS.

BESLAN... A ROTA TERMINAL! BESLAN... A BESTA INFERNAL!

SÃO IMAGENS PROFÉTICAS E NÃO NOS DEIXARÃO JAMAIS
ESQUECER A AULA DOS MORTOS ESTAMPADA NOS JORNAIS.
INVÓLUCROS DE PLÁSTICO COM CORPOS CALCINADOS
RETRATANDO A QUALIDADE ABSOLUTA DA CRUELDADE.

BESLAN... A ROTA TERMINAL! BESLAN... A LIÇÃO BESTIAL!

OS QUE ABRAÇARAM A CHACINA COM GUIRLANDAS DE EXPLOSIVOS
CERTAMENTE NÃO RECUARÃO DESTES ATOS DESCOMEDIDOS.
ESTES ODIADOS TERRORISTAS NÃO SÃO OS ÚNICOS NA QUESTÃO
SÃO PARCEIROS DE WLADIMIR NA NOVA ONDA DA DESTRUIÇÃO.

BESLAN... A ROTA TERMINAL! BESLAN... O PONTO SEPULCRAL!

NÓS TAMBÉM SOMOS CULPADOS, O QUE NOS LEVA A FALAR
QUE NINGUÉM AINDA OUSOU O BOMBEIRO INCENDIÁRIO PARAR.
A TCHETCHÊNIA HOJE É UM CAMPO DE CONCENTRAÇÃO
A CÉU ABERTO PELO FATO DE QUERER A SUA LIBERTAÇÃO.

BESLAN... A ROTA TERMINAL! BESLAN... A PORTA ABISSAL!
BESLAN... A ROTA TERMINAL! BESLAN... A NOTA DO FINAL!
  • Categoria

  • Licença

    • Licença padrão do YouTube

ORATIO AD SANCTO EXPEDITO